Falar sobre propósito é falar dos motivos para se fazer algo e como nos sentimos quando colocamos esses planos em prática. É aquilo com que viemos contribuir, aquilo que fazemos muito bem e que as pessoas precisam que seja feito, causando um profundo senso de realização.
Como envolver e manter as pessoas motivadas, engajadas e fortes para construírem times mais fortes e coesos? Como criar uma identidade com aquilo que me faz feliz?
Recentemente, ao ler o livro Liderança e Propósito de Fred Kofman, aprendi mais um pouco sobre o que é preciso para se tornar não apenas um bom líder, mas um líder transcendente. Líderes de verdade ajudam o resto da organização a se conectarem com suas missões pessoais e da empresa, qualquer que seja seu lugar na hierarquia. Quando as pessoas se baseiam em legado ou propósito para criar significado em suas vidas profissionais, as empresas conseguem se desenvolver mais rápido e ter melhores resultados.
Muitas vezes me deparo com alguns sentimentos: desengajamento, desorganização, desinformação e desilusão, que costumo nomeá-los de 4Ds.
Essas sensações são as maiores responsáveis por desmotivar as pessoas de um time. As pessoas querem líderes e colegas que se importem genuinamente com o seu bem-estar. Quando as pessoas acreditam que ninguém se importa com elas e que não podem mudar isso, elas perdem a razão para acreditar que o que fazem é importante para os outros e se sentem desmotivadas.
Um time desengajado é contagioso.
Assim, eu acredito muito que o líder leva o senso de propósito para o time, e para tanto, valem as dicas:
Confie nos incentivos não materiais para motivar seu time. Os 4 pilares da motivação são:
PROPÓSITO: Significado, Impacto, Transcendência;
PRINCÍPIOS: Integridade, Ética, Moral, Bondade, Verdade, Dignidade;
PESSOAS: Pertencimento, Conexão, Comunicação, Reconhecimento, Respeito;
AUTONOMIA: Liberdade, Criatividade, Realização, Aprendizado, Autoconhecimento.
CULTURA: Defina, demonstre, demande e delegue.